História do BA Abrantes


O Banco Alimentar Contra a Fome de Abrantes surgiu da determinação de um grupo de homens de boa vontade, sensíveis às situações de carência económica e conhecedores da realidade social de inúmeras famílias. Homens que sentiram e viveram as dificuldades económicas, da época, onde inúmeras famílias, quase diariamente, lhes batiam à porta, pedindo essencialmente alimentos.
Na altura, não existia no distrito de Santarém nenhum Banco Alimentar Contra a Fome. Foi, então, contactado o Banco Alimentar de Lisboa que autorizou e deu a sua benesse para a criação deste Banco Alimentar.
Assim, a 18 de Novembro de 1998 o Banco Alimentar Contra a Fome de Abrantes foi criado oficialmente.
A primeira campanha de recolha de alimentos foi feita no mês seguinte à criação do Banco Alimentar Contra a Fome de Abrantes – Dezembro, abrangendo os concelhos de Abrantes, Constância, Vila Nova da Barquinha, Entroncamento, Tomar e Torres Novas. Mais tarde a abrangência do Banco Alimentar Contra a Fome de Abrantes estendeu-se, intervindo também em alguns concelhos de Castelo Branco, assim como nos concelhos de Santarém, Cartaxo, Chamusca, Coruche e Golegã.
Em 2009, com o objectivo de responder mais prontamente ao interesse dos mais necessitados foi criado o Banco Alimentar Contra a Fome de Santarém, levando a uma repartição das áreas de abrangência, deste Banco e do Banco Alimentar Contra a Fome de Abrantes.
Desde essa data que o B.A. de Abrantes cobre toda a área do Médio Tejo, assim como alguns concelhos do distrito de Castelo Branco, onde existe uma delegação do B.A. de Abrantes.

Em Março de 2014 foi criado o Banco Alimentar de Castelo Branco, que deixou de ser um Pólo do BA de Abrantes.

A procurar...
BA AbrantesBA AlgarveBA AveiroBA BejaBA BragaBA Castelo BrancoBA CoimbraBA Cova da BeiraBA ÉvoraBA Leiria-FátimaBA LisboaBA MadeiraBA OesteBA PortalegreBA PortoBA SantarémBA São MiguelBA SetúbalBA TerceiraBA Viana do CasteloBA Viseu

O BANCO ALIMENTAR DE ABRANTES ANGARIOU 32 TONELADAS DE PRODUTOS NA CAMPANHA DE RECOLHA DE 27 E 28 DE MAIO DE 2017.

Na zona de actuação do Banco Alimentar Contra a Fome de Abrantes foram angariadas 32 toneladas de produtos alimentares na última campanha de recolha.

Os bens alimentares serão distribuídos localmente, já a partir da próxima semana, a 9.050 pessoas com carências alimentares comprovadas, através de 60 Instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas para o efeito e supervisionadas pelo Banco.

A campanha mobilizou cerca de 1.100 voluntários, que recolheram as contribuições efectuadas nos 49 supermercados onde foi organizada a recolha.

Saiba mais »

O Banco Alimentar de Abrantes angariou 35 toneladas de produtos na campanha de recolha de 3 e 4 de Dezembro de 2016.

Na zona de actuação do Banco Alimentar Contra a Fome de Abrantes foram angariadas 35 toneladas de produtos alimentares na última campanha de recolha.
 

Saiba mais »
mais notícias »